ISE | Instituto Superior de Educação - Extensão


EXTENSÃO

Política de Extensão


- OBJETIVOS


Objetivo Geral

Estabelecer a troca de saberes sistematizados, acadêmicos e socioculturais, proporcionando a produção do conhecimento de acordo com a realidade regional e a democratização do conhecimento acadêmico, por meio da participação efetiva na comunidade.

Objetivo Específico

Integrar o ensino e a pesquisa da Faculdade ISE aos interesses e necessidades da sociedade;
Desenvolver novos meios e processos de produção e transferência de conhecimento;
Participar de ações conjuntas com empresas, administração pública e sociedade civil, tendo em vista o bem comum;
Desenvolver atividades interinstitucionais voltadas para o intercâmbio de experiências e conhecimentos;
Democratizar o acesso ao conhecimento acadêmico, ampliando as oportunidades de educação, arte e cultura, visando à construção da cidadania;
Formar profissionais conhecedores da realidade social, capazes de refletir sobre seu contexto e transformar essa reflexão em ação para a mudança.
Utilizar a tecnologia disponível para a ampliação de oportunidades de educação;
Reconhecer as ações extensionistas como atividades complementares nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação;

- DESCRIÇÃO


A IES define sua extensão como um processo educativo-social, cultural e científico que, visando construir uma relação transformadora entre instituição e sociedade, encontra no ensino e na pesquisa suas formas de atuação.

Realiza-se no sentido da solidariedade, justiça social, democracia, valorização da cultura e da preservação do meio ambiente, produzindo saberes científicos, tecnológicos e culturais a serem oferecidos à comunidade e que resultam da observação da realidade regional, nacional e internacional, nas quais a IES se insere.

Como espaço para várias manifestações do conhecimento, a extensão caracteriza-se pela sua interdisciplinaridade, no sentido em que integra esforços e conhecimentos para acolher a realidade social e devolver, por meio da reflexão, respostas às suas necessidades mais urgentes. Dessa forma, a instituição se transforma pela práxis adquirida na ação e a sociedade pelo conhecimento que lhe é oferecido.

A IES, por meio de sua Pró-Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, procura desenvolver seus projetos e programas de extensão nas áreas de Educação, Cultura, Tecnologia, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Saúde e Trabalho, abarcando assim variadas formas de responder às necessidades de sua comunidade interna e externa.

As ações extensionistas da Faculdade ISE permeiam a disseminação de conhecimento por meio de cursos, conferências, seminários e palestras tendo como público a comunidade tanto interna quanto externa, a prestação de serviços à comunidade, tais como assessorias e consultorias; além da difusão cultural, que se concretiza na realização de eventos ou patrocínio de produtos artísticos e culturais.

A extensão na IES é realizada por meio de programas (conjunto de ações de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo definido e prazo determinado) que articulam projetos, ensino e pesquisa na forma de cursos, eventos, prestação de serviços e produção acadêmica.

As atividades de extensão podem ser propostas por alunos, professores, coordenadores, funcionários, por outros setores e por pessoas da comunidade, físicas ou jurídicas, e são aprovadas pelo CEPE desde que se configurem como pertinentes à formação acadêmica, profissional e cultural dos alunos, professores e funcionários da instituição, bem como às necessidades da comunidade.

As atividades de extensão da Faculdade ISE devem ter sempre um docente como coordenador responsável e está vinculada à, pelo menos, uma coordenação de curso.

As atividades de extensão da Faculdade ISE podem ser definidas como: cursos - ações pedagógicas, teóricas ou práticas, com carga horária estabelecida e processo de avaliação, oferecidas tanto ao público interno como externo; cursos livres - propostas de lazer, educativas, artísticas ou recreativas, oferecidas tanto ao público interno como externo; eventos - ações que apresentam conhecimentos ou produtos culturais, científicos e tecnológicos desenvolvidos pela IES, tais como congressos, seminários, palestras, ciclo de debates, jornadas acadêmicas, mostras científicas, exposições, espetáculos, eventos esportivos, festivais, campanhas, entre outros; produção acadêmica - produção de publicações para difusão e divulgação cultural, científica ou tecnológica, feitas a partir das ações de extensão, como por exemplo, livros, manuais e relatórios; prestação de serviços - atividades realizadas em benefício da comunidade, na forma de assistência técnica ou cultural, abordando diversos assuntos de interesse da comunidade, permanentes ou eventuais.

A realização das atividades de extensão, incluindo-se a prestação de serviços, bem como outras de caráter mais técnico, são de responsabilidade das coordenações de curso ou de outros setores da Faculdade ISE. A Pró-Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão cabe coordenar e organizar as atividades de extensão, disponibilizando os recursos materiais e humanos necessários para a execução das ações.

- ÁREAS DE APLICAÇÃO


Todas as áreas da Faculdade ISE abrangendo projetos propostos pela comunidade acadêmica, técnica-administrativa e externa à instituição.

Projeto de Extensão



Núcleo de Extensão e Eventos Acadêmicos




O Núcleo de Extensão e Eventos Acadêmicos é o setor responsável pelas atividades de extensão do ISE e pela realização de eventos culturais e científicos envolvendo a comunidade externa e os acadêmicos. Encarregado de organização palestras, seminários, apresentações culturais e firmar parceiras com instituições de assistência social, empresas privadas, órgãos públicos, organização beneficentes e demais locais onde possam ser realizadas atividades de extensão vinculadas aos cursos ofertados.

O ISE entende a extensão como um processo educativo, cultural e científico que, visando construir uma relação transformadora entre instituição e sociedade, encontra no ensino e na pesquisa suas formas de atuação. Realiza-se no sentido da solidariedade, justiça social, democracia, valorização da cultura e da preservação do meio ambiente, produzindo saberes científicos, tecnológicos e culturais a serem oferecidos à comunidade, e que resultam da observação da realidade regional, nacional e internacional.

Como espaço para várias manifestações do conhecimento, a extensão caracteriza-se pela sua interdisciplinaridade, no sentido em que integra esforços e conhecimentos para acolher a realidade social e devolver, por meio da reflexão, respostas às suas necessidades mais urgentes. Dessa forma, a instituição se transforma pela práxis adquirida na ação e a sociedade pelo conhecimento que lhe é oferecido.

Como objetivos principais, a Extensão busca:

• Participar de ações conjuntas com empresas, administração pública e sociedade civil, tendo em vista o bem comum;

• Democratizar o acesso ao conhecimento acadêmico, ampliando as oportunidades de educação, arte e cultura, visando à construção da cidadania;

• Formar profissionais sintonizados com a realidade social, capazes de refletir sobre seu contexto e transformar essa reflexão em ação para a mudança.

A extensão no ISE é realizada por meio de programas que articulam projetos, ensino e pesquisa na forma de cursos, eventos, prestação de serviços e produção acadêmica. Essas atividades podem ser propostas por alunos, professores, coordenadores, funcionários, por outros setores e por pessoas da comunidade, físicas ou jurídicas, e são aprovadas desde que se configurem como pertinentes à formação acadêmica, profissional e cultural dos alunos, professores e funcionários da instituição, bem como às necessidades da comunidade.

EXTENSÃO

• Política de Extensão

• Projeto de Extensão

• Núcleo de Extensão e Eventos