ISE | Instituto Superior de Educação - Formas de Ingresso


FORMAS DE INGRESSO

Inscrição



É o procedimento utilizado para ingresso nos cursos técnicos de nível médio ou cursos de qualificação profissional. As inscrições podem ser feitas via site ou diretamente na secretaria. Nos dois casos o candidato deve apresentar os documentos solicitados conforme abaixo.

Documentos necessários para matrícula em cursos de qualificação

• Cópia de RG,
• Cópia do CPF
• Comprovante de endereço atualizado

Documentos necessários para matrícula em cursos Técnicos

• Certificado de conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar ou declaração de que está cursando a partir do 2º ano;
• Cópia de RG e CPF
• 1 foto ¾ ;
• Comprovante de endereço atualizado





Aproveitamento de Curso



Portador de Diploma de Curso Superior pode ingressar diretamente no curso desejado no período de matrícula, apenas solicitando ingresso, se houver vagas disponíveis, sem passar pelo processo seletivo.

Documentação necessária para análise
Diploma de Curso Superior devidamente registrado - Original e Fotocópia;
Histórico Escolar do Curso Superior - Original e Cópia;
Carteira de Identidade - RG - Original e Fotocópia da frente e verso;
Cadastro de Pessoa Física - CPF - Original e Fotocópia;
Sistema de Avaliação da Instituição de origem Original e Cópia;
Conteúdos Programáticos do curso concluído - Cópia.

Sendo deferido o processo, no ato da matrícula o candidato deverá apresentar fotocópia e original do histórico escolar do Ensino Médio.

Transferência Externa



O que é Transferência Externa?
É o processo pelo qual alunos (as) de outras Instituições podem solicitar transferência de curso para a faculdade ISE. É uma forma de ingresso utilizada por alunosde qualquer Instituição de Educação Básica ou Superior que pretenda estudar em algum dos cursos ISE, condicionado à existência de vagas no curso pretendido.

Quem pode participar?
Alunos com vínculo em Instituições de Educação Básica ou Superior, matriculados em cursos devidamente autorizado ou reconhecido pelo Conselho Estadual competente ou pelo Ministério da Educação.

Como participar?
Os interessados devem protocolar sua solicitação on line pelo site do ISE ou pessoalmente na secretaria e entregar os documentos descritos abaixo.

Documentação necessária para análise da Transferência Externa
Carteira de Identidade - RG - (original e fotocópia da frente e verso);
Cadastro de Pessoa Física - CPF (original e fotocópia);
Declaração de vínculo atualizada com a Instituição de origem - Emissão com data do semestre vigente (matriculado, trancado, período de validade do trancamento, etc.);
Portaria de Reconhecimento ou Autorização do Curso de origem;
Histórico Escolar atualizado (original) - Emissão com data do semestre vigente (60 dias para alunos com situação de trancado), incluindo: dados do vestibular, carga horária por disciplina, semestre, ano, médias ou conceitos de aprovação, frequência e comprovante de regularidade junto ao ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes);
Histórico Escolar do Ensino Médio (fotocópia autenticada) - Constando o certificado de conclusão do curso ou uma fotocópia do diploma de curso profissionalizante de Ensino Médio, devidamente registrado na Secretaria de Estado da Educação. O Ensino Médio ou equivalente cursado no exterior deve apresentar comprovante de equivalência com o nível de ensino exigido em território nacional bem como validação emitida pelo órgão competente;
Programa de disciplinas (Conteúdo programático) cursadas com aprovação da IES (fotocópia).

Observação
Caso tenha estudado em mais de uma Instituição de Ensino Superior - IES deverá apresentar a documentação completa correspondente a cada uma delas;

Prouni



Programa Universidade para todos -PROUNI
Programa Universidade para todos – PROUNI, seleciona alunos pela nota do ENEM direciona para matricula nas instituições nas quais foram aprovados. As inscrições para o processo seletivo, quando abertas pelo Governo Federal, serão efetuadas exclusivamente pelo site http://siteprouni.mec.gov.br , ofertando bolsas integrais (100%) parciais (50 ou 25%).

PROUNI – Aproveitamento Acadêmico
O estudante, seja bolsista integral ou parcial, deverá ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.
Exemplificando: um estudante que cursa quatro disciplinas em um período letivo, deverá ser aprovado em, pelo menos, três disciplinas, o que representa um percentual de aprovação de 75%. Caso seja aprovado em apenas duas disciplinas, poderá ter a sua bolsa reconsiderada, visto que totalizou somente 50% de aproveitamento.
A reconsideração é realizada por duas vezes, desde que aprovada pelo coordenador do curso mediante justificativa do aluno. Verificando-se o aproveitamento inferior pela terceira vez, a bolsa será encerrada devido ao rendimento inferior a 75%.

COLAP - Comissão Local de Acompanhamento do PROUNI
A Portaria MEC nº 1.132, de 2 de dezembro de 2009 determinou a obrigatoriedade de ser criada, em cada instituição de ensino, uma Comissão Local de Acompanhamento do PROUNI – COLAP, coma finalidade de promover a articulação entre a comissão nacional de acompanhamento e controle social – CONAP e a comunidade acadêmica. Seu objetivo é acompanhar, averiguar e fiscalizar o PROUNI na IES, esclarecer dúvidas, receber sugestões de melhoria ou denúncia de irregularidades encontradas.

Vestibular



O Vestibular é uma das formas de Ingresso nos Cursos de Graduação. Ele ocorre em datas previamente definidas no início cada semestre letivo ou agendado ao longo do ano, conforme previsto no calendário acadêmico.A Faculdade ISE adota as duas formas de vestibular. Nos dois casos o processo seletivo se dá por meio de uma prova de redação e uma prova objetiva contendo 10 questões de conhecimentos gerais e 10 questões de conhecimentos de língua portuguesa, conforme edital.

Exame Nacional do Ensino Médio - Enem



O candidato que obtiver nota mínima de 400 pontos no ENEM realizado até dois anos antes da data do processo seletivo, poderá optar por utilizar esse resultado ficando dispensado da prova do vestibular.

Documentos para Matrícula



Documentos necessários para matrícula em cursos de qualificação
• Cópia de RG,
• Cópia do CPF
• Comprovante de endereço atualizado

Documentos necessários para matrícula em cursos Técnicos
• Certificado de conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar ou declaração de que está cursando a partir do 2º ano;
• Cópia de RG e CPF
• 1 foto ¾ ;
• Comprovante de endereço atualizado

FORMAS DE INGRESSO

- Inscrição

- Aproveitamento de Curso

- Transferência

- Prouni

- Vestibular

- Enem